TURISMO

Niterói é conhecida como a quarta cidade em qualidade de vida do Brasil. Também conhecida como a cidade sorriso. Em 1819, juntamente com outras freguesias, São Lourenço torna-se a vila da Praia Grande, em 1834 é elevada à categoria de cidade, recebendo o nome de Nictheroy. Niterói significa porto sinuoso na linguagem dos índios, os primeiros habitantes desta região contornada por praias tanto na Baía de Guanabara, como na região oceânica.


PRAIAS

Praia de Gragoatá

Pequena praia junto ao Forte do mesmo nome; com águas tranquilas,
 esverdiadas e frias; sua areia é escura e fina.



Praia Vermelha


Entre o forte de Gragoatá e a Ilha da Boa Viagem; ondas mansas, lugar de pesca de arremesso;  linda vista do Rio de Janeiro. A praia não tem mais areia por causa do aterramento da Av. Litorânia.



Praia da Boa Viagem

Linda praia, limitada em toda  sua extensão por elevações, com sua ilha, capela e forte; possui águas esverdeadas e  frias, com areia clara e fina. Local  propício á  pesca submarina apesar da poluição da baía  de  Guanabara.  Da  praia  avista-se,  à  direita, a passarela de cimento que dá acesso a ilha que  tem a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, a mais pitoresca de Niterói.

Praia das Flexas

Pequena , mas  de grande beleza , está localizada  entre  as praias de Boa Viagem e Icaraí. Dela pode-se ver as  duas pedras históricas:  Pedra do  índio ( semelhante à cabeça de um índio com cocar ), e a Pedra de Itapuca, símbolo da cidade, que inspira poetas e pintores.


Praia de Icaraí

A  mais  conhecida  da  cidade,  mantém  espaçõs  para diversos esportes e um calçadão que permite jogos  e  passeios, a pé ou de bicicleta. Também é palco dos maiores eventos realizados na cidade. É margeada  por  prédios  residenciais,  clubes, bares e restaurantes. Dela avista-se a Pedra do Índio, a Pedra  de  Itapuca  e  parte  da  cidade  do  Rio  de  Janeiro,  destacando-se  o  Corcovado e o Pão de Açucar.

Praia de São Francisco

Possui  águas  calmas  e  frias,  com  areia clara e fina. Localiza-se  numa área residencial e conta com um calçadão em toda a sua  orla, que é muito usado para passeios e a prática do cooper. É margeada por bares e restaurantes. No alto de um morro encontra-se a Igreja de São Francisco Xavier.


Praia de Charitas

Situada  após  a  praia  de  são  Francisco,  com  mar  calmo, areias claras e finas e muito frequentada pelos aficcionados  em  esportes  aquáticos,  serve  também  como  local de pouso natural dos prati-cantes de vôo livre. Toda faixa  litorânea  é  ocupada por residências, restaurantes e casas noturnas. Destacam-se, também, os quiosques a beira-mar.

                                                   
Praia de Jurujuba

Distante, aproximadamente,  12 km do  Centro  da  Cidade, o  local identifica-se como uma colônia de pescadores  e seu aspecto é bastante rústico. São encontrados vários restaurantes típicos de frutos do mar.

                                                                             
Praia de Adão e Eva

Duas  praias  gêmeas  que,  pelos  seus nomes e por suas belezas, lembram o paraíso. Estão situadas perto de Jurujuba e por  uma  estrada  sinuosa,  pode-se  chegar  ao  famoso  Forte  de  Santa Cruz e, também, às duas praias, que possuem areias claras e águas não muito calmas.

                       
 



PRAIAS OCEÂNICAS


Praia do Forte e Praia do Forte Imbuí

São duas pequenas praias oceânicas  localizadas  na saída da Baía de Guanabara, o acesso só é per-mitido com autorizaçõa do Exercito pois se encontra dentro dos Fortes Barão do Rio Branco e Imbuí.


Praia de Piratininga

Primeira das  grandes praias oceânicas  para quem vem  do Centro  de Niterói pela Estrada Francisco da Cruz Nunes.  Piratininga é dividida em duas praias: o trecho maior, chamado de Praião, tem ondas fortes, areia e águas  claras e possui em toda a orla bares e trailers especializados em frutos do mar e petiscos; contrastando com ela, a Prainha, na extremidade  norte,  por se apresentar bastante calma, é  o  refúgio de  centenas  de  niteroienses  e  cariocas  nos fins-de-semana. Entre a praia e uma rasa lagoa, este  belo  recanto da cidade  vai se transformado aos poucos num sofisticado bairro residencial.


Praia do So
ssego

A menos conhecida, pois não possui acesso direto. Localizada entre Camboinhas e as pedras de Piratininga, é bastante frequentada pelos que vêm do mar em lanchas e iates.


Praia de Camboinhas

Suas águas são trasparentes, esverdeadas e frias, com areia clara. Recanto pitoresco, é muito procurada pelos praticantes de esportes aquáticos, principalmente windsurfe, e pelos amantes da pesca de arremesso.


Praia de Itaipu

Localizada no final da Estrada Francisco da Cruz Nunes, Itaipu é a única praia oceânica de Niterói que apresenta águas calmas. É uma das áreas mais antigas de niterói, com sua colônia de pescadores e uma Igreja do Século XVIII contrasta este cenário com as modernas casas de veraneio. Seu nome, na língua Tupi, significa "água que sai do meio das pedras".


Praia de Itacoatiara

É a praia ocêanica mais longe do Centro da Cidade. Suas águas são transparentes, azuladas e frias em meio a uma vegetação exuberante. Seu nome deriva de "Itacuatiara", pedra desenhada ou que tem inscrição.





ILHAS


Ilha da Boa Viagem


Ilha do Mocanguê

Niterói não tem muitas ilhas mas podemos destacar as ilhas entre as Prais de Itaipu e Itacoatiara onde temos 3 ilhas, a Ilha Pai, Mãe e a Filha. Já entre a prainha e o praião de Piratininga temos a Ilha do Veado, na Baía temos algumas ilhas , a Ilha da Boa Viagem, a Ilha dos Amores, a Ilha Mocanguê onde se localiza uma das maiores Bases Navais da Marinha Brasileira.





FORTES E FORTALEZAS


Forte do Gragoatá

Endereço: Avenida Litorânea s/n - Gragoatá


Forte do Imbuí


Forte Barão do Rio Branco

Endereço: Alameda Marechal Pessoa Leal, 265 - Jurujuba
Horário: Visitas aos sáb. dom. e feriados das 9h ás 17h


Forte São Luiz


Forte do Pico

Endereçõ: Alameda Marechal Pessoa Leal, 265 - Jurujuba
Horário: Visitas aos sáb. dom. e feriados das 9h ás 17h

Fortaleza Santa Cruz


Endereço: Estrada de Jurujuba, s/n - Jurujuba
Horário: Visitas de seg. à seg. de 9h às 17h





CENTROS CULTURAIS

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno



Endereço: Av. Roberto Silveira com Rua Lopes Trovão - Campo de São Bento - Icaraí
Telefone: 2610-5748


Espaço UFF de Fotografia

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí -  Telefone: 2622-1212 ou 2620-8080 r. 300


Estação Cantareira

Endereço: Rua Alexandre Moura, 2A - São Domingos - Telefone: 2620-8786 ou 2620 - 8785


Galeria de Arte da UFF

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Telefone: 622-1212 ou 2620-8080 r. 300 - Site: www.uff.gov.br/centroarte


Teatro Municipal de Niterói

 O Teatro João Caetano, ou Teatro Municipal João Caetano, mas conhecido como
 Teatro Municipal de Niterói, foi construído no 
século XIX, e passou por inúmeras reformas
 e melhorias ao longos dos anos, sendo em 
1995 reinaugurado após restauração. 
É localizado na Rua XV de Novembro, 35, Centro, 
Niterói.


Sala Carlos Couto (Anexo Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Telefone: 2613-0098 - Site: www.tmnit.com.br


Sala José Cândido de Carvalho

Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 - Centro - Telefone: 2621-5050


                                                                            
      
                                                                                 Continuação....
 

© Copyright KCFLU 2012 - Todos os direitos reservados
Powered by ****** Web Designer

  Site Map